Victoria - Tratamento Virtual para Claustrofobia



Único no Brasil, o Perseus Realidade Virtual, além de aplicar as terapêuticas já indicadas, utiliza-se do programa Victoria - Tratamento Virtual para Claustrofobia® que, ao recriar os elementos que compõem a experiência integral de estar em um ambiente confinado, capacitam o paciente a vencer o seu medo.

Todos esses elementos virtuais criam uma experiência segura (e sem qualquer risco ao paciente), resultando em um dos mais efetivos programas para tratar a fobia ou medo de locais fechados. Um programa de intervenção pioneiro e totalmente customizado, ou seja, delineado a partir das necessidades de cada paciente.



O QUE É?



Claustrofobia (derivação do Latim “Claustro”, que denomina a parte fechada de um convento ou mosteiro e que também deriva de “Claudere”: fechar e que, somado ao Grego “Phobos”, medo), resulta no “medo ou fobia de lugares fechados”. Por ser um transtorno ansioso, provoca um medo irracional em algumas pessoas quando se deparam com espaços limitados (ou confinados).

Como nos dias de hoje é muito frequente estarmos expostos a elevadores, metrôs, túneis, máquinas de ressonância magnética, aviões, dentre outros, tais indivíduos podem desenvolver uma verdadeira fobia, evitando ativamente tais situações.

Algumas pessoas com claustrofobia podem reagir emocionalmente ao sentir um leve desconforto, enquanto outras, experimentam níveis expressivos de ansiedade, vindo a desenvolver, em alguns casos, ataques de pânico.



QUAIS OS SINTOMAS?



Uma pessoa que, durante os últimos seis meses, tenha ativamente evitado ou mesmo se sentido incomodada pelos espaços fechados (ou ainda lugares lotados), é provável que sofra de claustrofobia.

Os sintomas podem incluir:

  • 1. Tremores, sudorese, calafrios;
  • 2. Falta de ar, sensações de asfixia ou tontura;
  • 3. Medo de perda de controle;
  • 4. Batimentos cardíacos acelerados ou intensos;
  • 5. Náuseas;
  • 6. Dor de cabeça;
  • 7. Formigamento;
  • 8. Boca seca;
  • 9. Medo (ou sensação) de desmaiar e/ou apresentar zumbido nos ouvidos;
  • 10. Necessidade imediata de usar um banheiro;
  • 11. Confusão e desorientação.


Vale dizer que, na aviofobia, o medo ou ansiedade antecipatória é uma das partes expressivas do problema.



ORIGENS



Especula-se que a claustrofobia possa ter sido geneticamente determinada como o resultado de um instinto de sobrevivência desenvolvido em nossos antepassados há milhões de anos. Ficar longe do grupo e preso em alguma gruta ou caverna fechada, por exemplo, poderia significar a morte imediata.

Muitos casos de claustrofobia são decorrentes de algum acontecimento traumático experimentado na infância como, por exemplo, ficar preso dentro de algum armário ou banheiro. Assim sendo, pessoas que foram mantidas, contra sua vontade, em lugares fechados, são fortes candidatas ao desenvolvimento da claustrofobia.

Menos frequente, mas também possível, indivíduos que ficaram presos em túneis, em horário de pico, portas rotatórias de banco ou ainda pessoas que enfrentaram muita turbulência durante um voo de avião, podem, assim, se tornar mais receosas em repetir eventualmente as mesmas situações, criando medo ou ansiedade antecipatória a eventos que desencadeiem as mesmas sensações.



Equipamentos adicionais



a) Todos os elementos da experiência virtual são recriados integralmente, conferindo ao ao paciente uma reprodução total com as situações temidas no cotidiano;

b) Utilização dos mais modernos óculos de simulação em realidade virtual, tornando a experiência 100% verdadeira ao cérebro do paciente;

c) Em função da tecnologia de ponta, os movimentos corporais do usuário são transferidos em tempo real para dentro da experiência virtual, o que lhe permite interagir completamente com as situações temidas, mas de forma segura e sob seu controle e, finalmente;

d) Todas as alterações resultantes da experiência do paciente são monitoradas em tempo real por equipamentos e por profissionais de saúde, o que lhe permite superar os medos.





   INSTITUIÇÃO
Instituição
  CONTATO
Facebook Telefone Formulário de Contato

Av. Angélica 2447 – 9 andar – cjs. 91/92/93
Consolação / SP - Brasil
CEP 01227-200
Telefone: (11) 3255-6564