O QUE É?



Em média, segundo dados da IATA, mais de 8 milhões de pessoas voaram por dia no mundo e, apenas em 2013, mais de 3 bilhões de pessoas fizeram viagens de avião. Em 2014, estima-se que 3.3 bilhões de pessoas tenham constituído o grupo de usuários das malhas aéreas mundiais, o que equivale a dizer que aproximadamente 44% da população do planeta se deslocam por avião. Atualmente, ocorrem nada menos do que 100 mil voos comerciais por dia no mundo.

Segundo estimativas do National Institute of Mental Health (NIMH) dos Estados Unidos, o medo de avião (também denominado de “aviophobia”) atinge cerca de 6,5% da população, o que representa naquele país cerca de 20 milhões de pessoas. Se as mesmas estatísticas forem aplicadas junto à população mundial, teremos então, no mundo, 210 milhões de pessoas que apresentam a referida fobia.



QUAIS OS SINTOMAS?



Pelo menos, quatro dos sintomas abaixo estão presentes antes ou durante o voo, a saber:

  • 1. Palpitação;
  • 2. Taquicardia;
  • 3. Suor em excesso;
  • 4. Tremor;
  • 5. Náusea;
  • 6. Tontura;
  • 7. Sensação de não conseguir respirar;
  • 8. Medo de perder o controle;
  • 9. Medo de morrer.


Vale dizer que, na aviofobia, o medo ou ansiedade antecipatória é uma das partes expressivas do problema.



TRATAMENTO



O Polaris – tratamento virtual para fobia de avião® vai além do que já é disponibilizado no mercado, pois recria, através de um programa único e inédito de realidade virtual, todos os elementos que compõem a experiência integral de voar, envolvendo a chegada ao aeroporto, realização do check-in, passagem pelo raio-x, chamada para o embarque, entrada no finger de acesso à aeronave, entrada no avião, acomodação à poltrona (com o afivelamento dos cintos), decolagem, turbulência, aterrissagem e, finalmente, a saída do avião. Todos esses elementos, quando combinados às técnicas de intervenção em psicoterapia, resultam em um efetivo procedimento para tratar a fobia ou medo de avião.



Equipamentos adicionais



a) Todos os elementos da experiência virtual são combinados a uma plataforma móvel que oscila coordenadamente aos comandos do computador central;

b) Toda essa experiência é ambientada por um programa de 360 graus de sonorização profissional;

c) Utilização dos mais moderno óculos de simulação em realidade virtual tornando a experiência 100% real ao cérebro do paciente;

d) Todas as alterações resultantes da experiência do paciente são monitoradas em tempo real por equipamentos e por um profissional de saúde.




Polaris - Tratamento virtual para fobia de avião






   INSTITUIÇÃO
Instituição
  CONTATO
Facebook Telefone Formulário de Contato

Av. Angélica 2447 – 9 andar – cjs. 91/92/93
Consolação / SP - Brasil
CEP 01227-200
Telefone: (11) 3255-6564