Atena - Tratamento Virtual para Fobia de Aranhas



Único no Brasil, o Perseus Realidade Virtual, além de aplicar as terapêuticas já indicadas, utiliza-se do programa Atena - Tratamento Virtual para Fobia de Aranhas®, ao recriar os elementos que compõem a experiência integral de estar próximo a um aracnídeo e, assim, poder capacitar o paciente a vencer o seu medo.

Todos esses elementos virtuais criam uma experiência segura (e sem qualquer risco à integridade física), resultando em um dos mais efetivos programas para tratar a fobia ou medo de aranhas. Como resultado, obtém-se um programa de intervenção pioneiro e totalmente customizado, ou seja, delineado a partir das necessidades de cada paciente.



O QUE É?



Aracnofobia (do grego: arachne; "aranha") ou “medo de aranhas” é a fobia mais antiga que se tem registro na atualidade e, inclusive, apontada entre outras bastante comuns, como a mais frequente em nossa cultura.

Uma pessoa com essa condição pode apresentar uma reação extrema de aversão, manifestada através de um comportamento emocional intenso e descontrolado e que pode, muitas vezes, parecer irracional aos indivíduos à sua volta. O sofrimento é tamanho que a vida pode ser afetada de maneira dramática.



QUAIS OS SINTOMAS?



Os sintomas iniciais do medo de aranha podem surgir na infância ou adolescência. Entretanto, após algum episódio traumático, alguns dos seguintes sintomas podem estar igualmente presentes:

  • 1. Batimentos cardíacos intensos;
  • 2. Tonturas;
  • 3. Dor no peito;
  • 4. Sentimento de perda de controle;
  • 5. Tremor e sudorese;
  • 6. Sensação de falta de ar;
  • 7. Pensamentos intrusivos relacionados a aranhas e morte;
  • 8. Náuseas ou problemas gastrointestinais, dentre outros.



ORIGENS



Alguns pesquisadores sugerem que esse medo seria socialmente aprendido, ou então, decorrente de algum trauma em razão do contato direto anterior. Outros, todavia, defendem a ideia de que os seres humanos já nasceriam com essa propensão natural.

A pesquisa sugere que aracnofobia pode ter sido geneticamente determinada como o resultado de um instinto de sobrevivência que fora desenvolvido em nossos antepassados há milhões de anos.

Como os seres humanos estavam em risco contínuo, vivendo em ambientes mais primitivos (como cavernas), detectar tais ameaças fora de fundamental importância para assegurar a sobrevivência, o que constitui, com a passagem do tempo, uma necessidade evolutiva.




Equipamentos adicionais



a) Todos os elementos da experiência virtual são recriados integralmente, conferindo ao ao paciente uma reprodução total com as situações temidas no cotidiano;

b) Utilização dos mais modernos óculos de simulação em realidade virtual, tornando a experiência 100% verdadeira ao cérebro do paciente;

c) Em função da tecnologia de ponta, os movimentos corporais do usuário são transferidos em tempo real para dentro da experiência virtual, o que lhe permite interagir completamente com as situações temidas, mas de forma segura e sob seu controle e, finalmente;

d) Todas as alterações resultantes da experiência do paciente são monitoradas em tempo real por equipamentos e por profissionais de saúde, o que lhe permite superar os medos.





   INSTITUIÇÃO
Instituição
  CONTATO
Facebook Telefone Formulário de Contato

Av. Angélica 2447 – 9 andar – cjs. 91/92/93
Consolação / SP - Brasil
CEP 01227-200
Telefone: (11) 3255-6564